quinta-feira, setembro 14, 2006

RUI VELOSO


Rui Veloso nasce em Lisboa mas aos três meses de idade vai com a família para o Porto. Aos seis anos inicia a aprendizagem da harmónica, e aos quinze começa a tocar guitarra, influenciado pelos blues e por nomes como Eric Clapton, Bob Dylan, Muddy Watters e B. B. King.

A carreira do músico começa quando a sua mãe resolve apresentar, na Valentim de Carvalho, umas gravações caseiras feitas pelo próprio, em que interpretava temas de rock e blues. A sua qualidade surpreendeu de tal forma a editora, que nem pensou duas vezes em propor-lhe um contrato discográfico. Assim, em 1980, é editado "Ar de Rock", um disco repleto de influências blues, feito com os instrumentos básicos do rock n' roll (guitarra, baixo, bateria, harmónica), que fez história e criou o rótulo "rock português". Revelando-se também uma dupla notável: Rui Veloso, na música e Carlos Tê, nas letras.
Em poucos meses, Rui Veloso passava de ilustre desconhecido a estrela.
Com apenas 49 anos de idade Rui Veloso já completou, vinte e seis anos de carreira. Conhecido como "pai do rock português", pode orgulhar-se de ter um percurso musical cheio de sucessos.

Em 1990 Rui Veloso consegue concretizar um velho sonho de carreira – Actuar em conjunto com o mundialmente consagrado Rei dos blues B. B. KING, no Casino do Estoril e no Coliseu do Porto.

Com os seus memoráveis concertos e os muitos discos de platina as expectativas vão continuar em alta até porque Rui Veloso tem muito para dar à música portuguesa e haverá muito para comemorar.

Discografia
1980 - Ar De Rock
1982 - Fora De Moda
1983 - Guardador De Margens
1986 - Rui Veloso
1988 - Ao Vivo
1990 - Mingos & Os Samurais
1992 - O Auto Da Pimenta
1995 - Lado Lunar
1998 - Avenidas
2000 - O Melhor de Rui Veloso
2003 - O Concerto Acústico
2005 - A Espuma Das Canções

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

João foi de facto o concerto do Rui Veloso que mais gostei até hoje, foi um concerto muito bonito, um excelente momento musical, quem sabe terá sido pelo facto de nós estarmos a ouvir. Parabéns a este excelente músico e a ti que vais enchendo este blog com interessantes momentos de música e ou outros como neste caso.fjpe

10:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home